A capacidade de entrega de e-mail, ou a probabilidade de os e-mails da sua marca chegarem com sucesso à caixa de entrada de um assinante, é uma questão complexa.
Há uma teia de diferentes fatores que influenciam se as mensagens de e-mail promocionais da sua marca atingem ou não os alvos pretendidos, o que você já sabe se leu nossa postagem anterior sobre entregabilidade de e-mail . No entanto, sempre há mais nuances para entender quando se trata de como optimizar melhor suas mensagens de e-mail para aumentar suas chances de entregar suas mensagens com sucesso.
Antes de entrar nos detalhes, vamos rever o básico.
O que contribui para a entregabilidade?
1. Reputação do Remetente
Sua reputação de remetente, pontuação de IP ou pontuação do remetente é uma pontuação de 1 a 100 que é atribuída a você para classificar o quão legítimo você é como remetente. Os ISPs usam essa pontuação para determinar sua credibilidade.
ISP significa Provedor de Serviços de Internet. Quando estamos falando de e-mail marketing, ISP se refere aos principais provedores de e-mail: AOL, Hotmail, Outlook, Yahoo, Gmail, Comcast e assim por diante.
Se você tiver uma pontuação de remetente alta, é mais provável que seu conteúdo chegue às caixas de entrada de seus destinatários. Os remetentes com pontuações baixas terão problemas para que suas mensagens sejam entregues com sucesso e são mais propensos a marcar seus e-mails como spam.
Aqui estão alguns sinais que são usados para calcular sua reputação de remetente.
– Reclamações de spam
–Devolução temporária ou devolução definitiva
– Envio de tendências de volume
– Qualidade do conteúdo
2. Higiene da lista
Limpar sua lista de e-mail é uma prática padrão que pode ajudar na entrega de e-mails.
A limpeza da lista começa com a identificação de assinantes que não gostaram de você. Esses destinatários frios ou desengajados não estão realizando nenhuma ação, incluindo abrir, clicar ou assinar.
Você deseja remover assinantes desengajados da sua lista. Esses destinatários não apenas prejudicam sua capacidade de entrega e a reputação do remetente, mas também incorrem em custos desnecessários, já que seu ESP ainda está cobrando de você para manter esses indivíduos em sua lista.
Outra fase da limpeza da lista está trabalhando para reengajar os assinantes que podem ser recuperados. Para fazer isso, você pode enviar uma sequência de aquecimento para recapturar a atenção deles. Em uma sequência de aquecimento, você visa restabelecer uma conexão com os destinatários, lembrando-os do valor de suas comunicações, bem como dos benefícios que seu produto ou serviço oferece.
Esse processo de limpeza de lista beneficiará diretamente a entregabilidade, aumentando as métricas gerais de engajamento.
3. Volume de e-mail e aquecimento de IP
Dominar o volume de e-mail é fundamental para mostrar aos ISPs que você é um bom remetente.
O aquecimento do seu IP é uma prática recomendada se você começou recentemente a usar um endereço IP dedicado ou se não envia mensagens há mais de um mês. O aquecimento de IP ajuda você a estabelecer sua reputação como um remetente legítimo e evitar que suas mensagens sejam confundidas com spam.
A prática de aquecimento de IP envolve aumentar gradualmente o volume de e-mails ao longo do tempo.
Se você começar a enviar aleatoriamente grandes volumes de e-mail de um IP frio, os ISPs verão isso como uma bandeira vermelha, já que o volume é um sinal que eles monitoram para detectar spam. Como tal, você deve começar a enviar em uma frequência baixa ou moderada e aumentar o volume ao longo do tempo.
4. Frequência da Mensagem
Quando se trata de dominar sua frequência de e-mail, a consistência é fundamental. Os ISPs veem uma cadência consistente de e-mail como um sinal positivo. Sua frequência de envio ideal dependerá do seu setor e dos tipos de alertas que você normalmente envia por e-mail. Por exemplo, se você for uma marca de comércio eletrônico, poderá enviar ofertas com mais frequência do que faria com uma marca SaaS.
O que é marketing de produto SaaS?
O marketing de produtos SaaS são as estratégias e táticas aplicadas a produtos de software e aplicativos para criar demanda e impulsionar a adoção e retenção desse produto pelo usuário final. as melhores práticas incluem: mentalidade centrada no usuário, mensagens personalizadas, ciclos de feedback contínuos, decisões informadas por dados.
Não importa em que setor você esteja, você vai querer testar qual frequência de envio funciona melhor para aumentar o engajamento. Depois de estabelecer uma cadência que funcione bem para seus assinantes, você desejará manter essa frequência para continuar construindo confiança com os ISPs para garantir uma melhor capacidade de entrega ao longo do tempo.
Além desses temas abrangentes, você também deve se concentrar em algumas maneiras específicas de otimizar seus e-mails para melhorar a capacidade de entrega. Vamos entrar nisso!
6 dicas de optimização de e-mail para melhorar a capacidade de entrega
1. Considere a estrutura do conteúdo
O determinante mais importante da entregabilidade de e-mail é o engajamento. Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o engajamento é criar conteúdo visualmente atraente e valioso para seus destinatários.
Você deve começar com uma linha de assunto atraente que solicitará que os destinatários abram suas mensagens. Sua linha de assunto também deve refletir com precisão o conteúdo que os leitores podem esperar no corpo do seu e-mail. Combinar sua linha de assunto com o conteúdo do corpo do e-mail contribuirá para sua reputação como um bom remetente.
A estrutura de conteúdo também afeta como os ISPs e os destinatários processam seus e-mails. Você deve garantir que está usando um design de e-mail responsivo para facilitar a visualização dos assinantes.
Ao estruturar seus e-mails, você também deve pensar na hierarquia do conteúdo ou na ordenação estratégica do conteúdo do mais para o menos importante. Organize seu conteúdo para que seus e-mails sejam mais fáceis de ler e digerir, o que os tornará mais atraentes e dará aos leitores um motivo para abrir sua próxima mensagem promocional. Simplificar sua mensagem geralmente é uma excelente tática para melhorar a legibilidade e uma prática recomendada geral de marketing por e-mail que você deve seguir.
2. Inclua um link de cancelamento de assinatura visível
Você já deve saber que incluir um link de cancelamento de inscrição não é apenas educado, mas legalmente exigido para conformidade com o e-mail . Pode ser fácil ignorar como o design do seu link de cancelamento de assinatura – incluindo sua posição e visibilidade – pode afetar a capacidade dos destinatários de optar por não participar. No entanto, se o link de cancelamento de assinatura estiver muito oculto, seja intencional ou não, seus destinatários podem apenas marcá-lo como spam. Se muitos destinatários marcarem você como spam, seus e-mails podem se perder cada vez mais em pastas de spam ou ser devolvidos, prejudicando sua capacidade de entrega.
3. Equilibrar Imagens e Texto
Se você usar muitas cores, fontes e imagens diferentes, isso também pode afetar negativamente sua capacidade de entrega. De um modo geral, sua proporção de imagem para texto deve ser de cerca de 60 a 40%. Quanto mais imagens você incluir, maiores serão as chances de que os filtros vejam seu conteúdo como spam. Você também deve pensar em como seus destinatários estão percebendo o conteúdo do seu e-mail. A adição de fontes e cores não suportadas pode fazer com que seus e-mails fiquem ilegíveis ou apareçam de forma diferente para destinatários que estão em determinados ISPs. Para evitar esse resultado, você deve consultar listas atualizadas de fontes e cores de e-mail compatíveis para garantir que seus destinatários possam ler e apreciar o que você envia.
4. Evite palavras de gatilho de spam:
Os provedores de e-mail são apenas para proteger seus destinatários. Para isso, esses algoritmos reagem a palavras ou frases que normalmente são fraudulentas e correm o risco de enviar esses e-mails para a pasta de spam.
As palavras de spam por si só não são suficientes para banir um e-mail para a pasta de spam de um destinatário, portanto, se você seguir as outras práticas recomendadas que mencionamos, é menos provável que você esteja em risco se decidir incluir alguns desta linguagem.
Apenas tome cuidado com as práticas de redação a seguir perigosas para usar se você quiser evitar ser sinalizado por palavras de gatilho de spam.
- Cópia sensacionalista
- Linguagem exagerada ou clickbaity
- Linguagem forte ou agressiva
CLICKBAITY OU CAÇA DE CLIQUES
Conteúdo enganoso é uma estratégia utilizada na Internet para produzir tráfego online por meio de substâncias ilusórias ou excitantes. Também chamado de “caça de cliques”, este termo alude adicionalmente à quebra de suposição em relação ao cliente que foi “enganado” por esse conteúdo enganoso.
Vamos entrar em alguns exemplos comuns de palavras de gatilho de spam.
“Perto de você”
“Seja seu próprio chefe”
“Ganhe dinheiro extra”
“Esperar ganhar”
“Duplique o seu”
“XXX”
“$$$”
“Dinheiro”
“Livre”
“Liberação”
Estes são apenas alguns exemplos selecionados, mas você pode pesquisar facilmente listas mais exaustivas específicas do setor de palavras de gatilho de spam. Algumas palavras nessas listas podem ser difíceis de evitar 100% do tempo para comunicar sua mensagem de forma eficaz, então lembre-se de que você sempre pode 1) usá-las com moderação e no contexto 2) usar sinônimos ou frases alternativas ou 3) linkar para um mensagem de formulário dentro do e-mail.
5. Incluir texto alternativo da imagem
O texto alternativo é uma pequena linha de texto exibida quando os assinantes não podem acessar as imagens em seus e-mails. Incluir texto alternativo eficaz em seus e-mails pode aumentar a capacidade de entrega, tornando seus e-mails mais acessíveis e envolventes, mesmo quando os assinantes não conseguem ver suas imagens.
O texto alternativo é útil para assinantes com deficiência visual que usam um leitor de tela. Sem esse texto descritivo, seus e-mails ficarão inacessíveis para esses assinantes.
O uso de texto alternativo também pode ser informativo para assinantes que têm imagens bloqueadas ou desativadas. Muitos clientes e usuários de e-mail desativam as imagens por padrão.
Em qualquer um dos cenários anteriores, o texto alternativo pode ajudar a comunicar adequadamente o conteúdo do seu e-mail aos leitores, mesmo sem a experiência visual completa.
6. Mantenha-se na marca
Manter-se fiel à sua marca contribuirá para uma melhor entrega porque torna seu conteúdo mais reconhecível e mais confiável.
Com isso em mente, você deve priorizar a consistência da marca, mantendo elementos da marca, como nome de envio de e-mail (que deve incluir claramente o nome da sua empresa), seu estilo de redação, seu rodapé e muito mais.
Certifique-se de que sua linha de assunto ecoe a voz da sua marca e que não soe como isca de cliques. Aprimore seus e-mails com as cores, imagens e gráficos da sua marca sem desequilibrar a proporção imagem-texto.
Por fim, mantenha a marca, certificando-se de que sua estrutura e densidade de conteúdo sejam semelhantes a outros conteúdos de formato longo que sua marca produz. Criar uma experiência de marca uniforme melhorará o engajamento, o que, por sua vez, aumentará a capacidade de entrega.
Pode deixar o seu comentário