A internet mudou drasticamente a forma como trabalhamos. Não estamos mais presos a uma mesa em um escritório. Agora podemos trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenhamos uma conexão com a internet. Isso deu origem a um novo tipo de trabalhador: o freelance.
Freelancers são indivíduos autônomos que trabalham online. Não têm chefe nem horários fixos, o que lhes dá muita liberdade.
Se você está procurando por trabalhos freelance, provavelmente sabe como a tarefa pode ser cansativa, mesmo que você já tenha criado um portfólio online . Mas não se preocupe – neste artigo, listaremos os melhores sites de freelance.
Aqui estão os nossos 16 melhores sites freelance para escolher:
1. Fiverr
O Fiverr é uma plataforma que conecta freelancers com empresários que buscam serviços em diversos projetos digitais, incluindo design de sites , redação de conteúdo e locução.
Este site freelance fornece um método simplificado para freelancers e proprietários de empresas interagirem uns com os outros. Observe que no site, os freelancers são chamados de vendedores , seus serviços – Gigs e os compradores são empresesarios.
Em vez de enviar lances, os vendedores podem se inscrever gratuitamente, listar seus Gigs e definir seus preços. Enquanto isso, os compradores podem simplesmente navegar por diferentes categorias para comprar.
Sempre que um comprador compra um Gigs, o sistema automaticamente cobra sua conta e coloca o dinheiro em espera. O sistema cobrará uma taxa de comissão e enviará aos freelancers 80% do preço oferecido.
Dependendo do nível de vendedor de cada freelancer , pode levar até 14 dias para sacar seus ganhos. Existem várias opções para retirar os pagamentos, como cartão de débito, PayPal e transferência bancária.
Fiverr abre um mundo de vendas potenciais com 3,42 milhões de compradores ativos. Não há taxas por hora, apenas preços baseados em projetos que você decide.
Os vendedores têm garantia de pagamentos protegidos com um certificado SSL que protege a cobrança e as informações pessoais. Bem como suporte ao cliente 24 horas por dia sempre pronto para ajudar.
2. Toptal
Toptal é um site freelance que conecta especialistas do setor freelance altamente qualificados com empresas. A Toptal tem uma ampla gama de freelancers, desde desenvolvedores web e web designers até consultores financeiros e gerentes de produto.
Candidatar-se à Toptal como freelancer requer passar por cinco etapas do processo de seleção, desde uma avaliação abrangente de inglês até uma avaliação do projeto. Esse processo garante que apenas os 3% melhores cheguem à plataforma.
Depois de passar por todas as etapas, você terá acesso a vários anúncios de vagas de grandes clientes e empresas, como Motorola e Airbnb. No entanto, falhar no teste colocará seu processo de inscrição em espera por até alguns meses.
A Toptal tem um serviço dedicado para controle de horas e faturamento chamado TopTracker . Com este serviço, os freelancers recebem o preço total que oferecem e recebem pagamentos via Payoneer, Paypal ou transferência bancária local direta.
3. Jooble
O Jooble é um mecanismo de busca de vagas de emprego e agrega mais de 140.000 fontes em todo o mundo, incluindo sites corporativos, quadros de empregos on-line, plataformas de freelancers, redes sociais e classificados.
Uma vantagem significativa de usar o Jooble é que você não precisa verificar vários quadros de empregos on-line e plataformas de freelancers, pois centraliza o processo de encontrar oportunidades de freelancers.
O Jooble permite que você encontre empregos apenas em uma determinada região. Na página inicial, você pode selecionar uma cidade específica em seu país para descobrir empregos limitados a essa área.
Você não precisa criar uma conta para encontrar trabalhos freelance no Jooble . Tudo o que você precisa fazer é digitar a palavra-chave do trabalho que deseja no mecanismo de pesquisa do Jooble.
Aplique filtros diferentes, como faixa salarial, experiência de trabalho e data de postagem para ajudar a encontrar sua correspondência de trabalho preferida.
Como o Jooble é um agregador, selecionar um resultado de pesquisa o redirecionará para a fonte da vaga de emprego. Lá, você encontrará mais detalhes sobre o trabalho e como se candidatar.
Inscreva-se nos alertas de e-mail do Jooble se desejar ser notificado sempre que encontrar um novo emprego para a palavra-chave em que está interessado.
4. Freelancer.com
Freelancer.com é outro site freelance onde profissionais e empresas de todo o mundo colaboram em vários projetos. Graças à ampla gama de conhecimentos, os clientes podem facilmente encontrar um especialista de qualquer tipo.
Você pode se inscrever como freelancer ou empresário. Você deve preencher um breve formulário de registro para se inscrever como freelancer. Dê detalhes sobre suas qualificações, histórico escolar e histórico de emprego.
Além dos projetos, existem muitos concursos, como trabalhos visuais ou de design. Freelancers podem se beneficiar desses concursos ganhando dinheiro junto com avaliações em seus perfis.
Depois de terminar um trabalho, todo freelancer será pago integralmente.No entanto, a plataforma leva 10% de seus ganhos totais para concursos e projetos fixos. Como a maioria dos sites freelance, você pode optar por usar o PayPal ou transferência bancária para saque.
5. Upwork
Upwork é um site freelancer que conecta clientes e freelancers de todo o mundo.
A plataforma oferece uma ampla gama de categorias, desde web design e desenvolvimento de software até atendimento ao cliente e contabilidade.
Clientes e freelancers têm várias maneiras de se conectar – os clientes podem optar por postar um trabalho e contratar talentos ou comprar um serviço predefinido do catálogo de projetos . Da mesma forma, freelancers podem acessar o quadro de empregos e oferecer um serviço para vender.
Para começar como freelancer no Upwork, comece criando um perfil. Certifique-se de que inclui detalhes sobre você, seus conhecimentos e sua experiência de trabalho. Lembre-se de que os clientes decidirão se você está qualificado examinando seu perfil sempre que fizer uma oferta para empregos ou lançar um projeto.
Upwork tem uma escala móvel, o que significa que quanto mais você trabalha, menos dinheiro você paga. Por exemplo, a taxa de comissão começa em 20% para a primeira fatura de $ 500 e reduz gradualmente à medida que você recebe mais dinheiro.
Existem várias opções para pagamentos, incluindo transferência direta, PayPal e transferência bancária.
6. Flexjobs
Flexjobs é um site especializado em oportunidades de trabalho flexíveis e remotas, incluindo trabalhos freelance, part-time e full-time. Existem categorias amplas, desde educação e treinamento até trabalhos de jornalismo e redação.
O Flexjobs garante que todos os trabalhos listados no site sejam legítimos. Ele verifica e rastreia todas as aberturas, filtrando golpes e empresas falsas. Ao contrário de outros quadros de empregos online, este site freelance não exibe anúncios em sua página.
Para encontrar trabalhos freelance, os usuários precisam se inscrever para uma assinatura . Existem quatro planos disponíveis, a partir de US$ 6,95/semana. Cada assinatura dá acesso ilimitado às listas de empregos, juntamente com um portfólio de trabalho personalizado, aconselhamento de carreira e testes de habilidades gratuitos.
Os usuários podem pagar sua assinatura com um cartão pré-pago ou PayPal. Há uma garantia de satisfação de 30 dias, o que significa que você pode obter um reembolso total se não estiver satisfeito com o serviço.
7. SimplyHired
O SimplyHired é um quadro de empregos onde as empresas podem publicar oportunidades de emprego gratuitamente. Ele também coleta ofertas de emprego de toda a Internet em uma página. O site tem uma interface de usuário limpa, facilitando a busca de trabalhos por categoria.
Existem várias oportunidades freelance em diferentes áreas, incluindo finanças e marketing. Para encontrar um emprego específico, basta preencher a caixa de pesquisa com palavras-chave relacionadas. Para ter resultados mais relevantes, restrinja-os preenchendo sua cidade, estado ou CEP.
Os candidatos a emprego também podem acessar as páginas da empresa para obter mais informações, como uma visão geral do salário de uma empresa, uma lista de benefícios oferecidos e avaliações enviadas por seus funcionários reais.
As pessoas podem navegar pelo SimplyHired sem um perfil. No entanto, a inscrição em uma conta lhe dará acesso a várias ferramentas de trabalho, como um estimador de salários e um criador de currículos.
8. Guru
O Guru é um lugar para freelancers e empresas de todo o mundo trabalharem juntos. As empresas podem contratar profissionais com diversas habilidades, como programadores, designers gráficos e gerentes de produto.
Este site freelance facilita a navegação nas listas de empregos e o envio de cotações aos clientes. Comece se inscrevendo e criando um perfil de freelancer. O sistema fornecerá recomendações de trabalho com base em seu conjunto de habilidades e experiência de trabalho.
Os freelancers podem concorrer a projetos de longo ou curto prazo e dar um preço fixo para cada projeto. Existem vários método para receber seus ganhos, incluindo PayPal e transferência bancária. Mais importante, o site garante que os freelancers sejam pagos em tempo hábil com a proteção SafePay .
Cada freelancer que se inscreve neste site recebe uma assinatura básica gratuita. No entanto, os planos de associação pagos incluem mais ferramentas para destacar seu perfil.
9. LinkedIn
O LinkedIn é um dos sites de emprego mais populares, oferecendo uma maneira fácil de encontrar empregos em vários campos. Ele serve como um site de rede social para os empresários se conectarem e se comunicarem uns com os outros.
Basta se inscrever e criar um perfil para começar. Inclua o máximo de informações possível, como suas qualificações, credenciais e histórico de emprego. Um perfil abrangente do LinkedIn pode abrir mais oportunidades de emprego.
Adicionar uma nova postagem também pode dar mais exposição ao seu perfil. Por exemplo, se você é um escritor freelance, crie uma postagem descrevendo sua experiência e anexe seu portfólio de trabalho. Seu perfil pode ser descoberto por possíveis empregadores, que podem fazer uma oferta.
Navegar pelos anúncios de emprego do LinkedIn também é uma ótima maneira de encontrar oportunidades de freelancer. Para encontrar o trabalho freelance desejado, use palavras-chave relacionadas e classifique os resultados dos mais recentes.
10. Behance
Diferente dos sites freelance anteriores da lista, o Behance é uma rede social para talentos criativos. Pessoas em todo o mundo usam este site para criar portfólios e compartilhar seus trabalhos criativos, desde animações e ilustrações até sites e design gráfico.
Seja você um designer gráfico freelancer, web designer ou animador, o Behance oferece um lugar para ser descoberto por potenciais empregadores. Comece por se inscrever para uma conta e estabelecer seu perfil.
Como é um site de networking, quanto mais perfis você seguir, mais posts aparecerão no seu feed. Dá a chance de descobrir mais oportunidades de trabalho freelance.
O Behance também fornece uma lista de trabalhos . Cada freelancer receberá uma recomendação de trabalho personalizada de acordo com seus conjuntos de habilidades e categoria, tornando mais fácil encontrar trabalhos freelance que correspondam à sua experiência.
11. 99designs
Para freelancers se design em busca de emprego, a 99designs oferece muitas opções. É um site freelance especialmente adaptado para designers e empresas colaborarem. Existem vários projetos de design disponíveis, desde design de logotipo e capas de livros até roupas e mercadorias.
Ao se inscrever, você será instruído a criar um perfil e incluir sua experiência de trabalho. A equipe de curadoria revisará sua inscrição e determinará seu nível de designer. Quanto maior o seu nível, mais visibilidade você obtém na plataforma.
A 99designs facilita a procura de trabalhos freelance de sua especialidade. Ao selecionar setores, estilos e categorias de design, você terá acesso a uma lista de trabalhos para escolher.
Sempre que você trabalhar com um novo cliente, a 99designs cobrará uma taxa de apresentação de US$ 100 e uma taxa de plataforma que varia de 5% a 15% . Freelancers são pagos via PayPal ou Payoneer dentro de três dias úteis e mais cedo para pessoas com níveis de perfil mais altos.
12. Dribble
Dribbble é uma das plataformas mais populares para talentos criativos se encontrarem, se conectarem e interagirem uns com os outros. Designers e artistas usam este site para construir portfólios e promover suas marcas.
Criar um portfólio de trabalho no site pode aumentar suas chances de ser contratado. Faça isso inscrevendo-se em uma conta e enviando seus designs.
Outra maneira de encontrar oportunidades de trabalho é abrir o quadro de empregos em seu navegador. Existem vários tipos de trabalhos no site, incluindo design de UI/UX e criação de conteúdo. No entanto, o acesso a listas de trabalhos freelance é limitado a usuários premium.
A versão premium do Dribbble varia de US$ 5 a US$ 15/mês . Com uma versão pro, os usuários podem fazer upload de vídeos e imagens multi-shot para seus perfis. Uma conta premium também terá colocação prioritária nas listagens de pesquisa de contratação.
13. People Per Hour
Como o nome sugere, People Per Hour ajuda as empresas a encontrar freelancers profissionais para contratar por hora ou projeto. Existem milhões de freelancers de diferentes setores, como relações públicas, marketing e jornalismo.
Freelancers podem criar uma conta gratuitamente e começar a configurar um perfil. Observe que os moderadores revisarão cada inscrição antes de aprová-la. Uma vez aprovados, os freelancers podem começar a procurar trabalhos em várias categorias.
Ao trabalhar em um projeto, os freelancers podem enviar ofertas e definir seus preços. Depois de terminar, eles podem facilmente gerar uma fatura em seu painel.
Como a maioria dos sites de freelancers, o People Per Hour cobra dos freelancers uma taxa de serviço por cliente. Para ganhos de $ 350 , o site freelance cobra uma taxa de serviço de 20% . Felizmente, a taxa diminuirá à medida que você trabalha mais.
14. ServiceScape
ServiceScape é um quadro de empregos on-line especializado em trabalhos freelance de redação, editorial e tradução. A plataforma ajuda os freelancers a criar perfis e promovê-los para um banco de dados de clientes crescente.
O que diferencia o ServiceScape de outras plataformas é o processo de contratação. Em vez de fazer lances ou enviar propostas, os freelancers simplesmente esperam as ofertas de trabalho dos clientes. Assim, é fundamental ter um perfil que se destaque.
Freelancers e empregadores podem se conectar facilmente via ServiceScape. Ambas as partes podem enviar mensagens e agendar uma chamada de conferência.
A ServiceScape distribui renda todos os meses via PayPal, cheque e Gusto. Os freelancers podem definir uma estrutura de preços personalizada, baseada em projetos ou por hora. No entanto, a plataforma cobra uma taxa de comissão de 50% por cada trabalho concluído.
15. DesignHill
DesignHill é um mercado criativo onde as empresas obtêm design de qualidade de designers e artistas profissionais. Há uma ampla gama de trabalhos de design disponíveis, incluindo logotipos, sites e folhetos.
A inscrição em uma conta trará uma ampla seleção de trabalhos de design freelancer e vários concursos de design. É uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio de trabalho e estabelecer relações com os clientes.
Como freelancer, neste site você pode construir suas próprias lojas e começar a vender globalmente, usando ferramentas como calculadora de lucros e criador de cartões de visita .
A DesignHill cobra apenas taxas de serviço aos clientes. Assim, um freelancer receberá a quantia total de dinheiro em sua conta DesignHill de trabalhos de design, concursos ou vendas na loja.
Quanto à pagamentos, o site suporta PayPal e Payoneer.
16. TaskRabbit
Para ganhar dinheiro fazendo compras de supermercado ou montando móveis, consulte o site TaskRabbit. TaskRabbit é um provedor de serviços no mesmo dia que conecta clientes com freelancers para ajudar em várias tarefas do dia-a-dia.
Ao contrário da maioria dos sites de freelancers que listam trabalhos profissionais, o TaskRabbit fornece uma lista de tarefas simples, como tarefas domésticas, instalação de iluminação e entrega. Para começar, basta criar uma conta, selecionar sua área e categoria e definir uma taxa horária.
Com cada aplicativo, a equipe do TaskRabbit fará uma revisão e verificação de antecedentes. Assim que o perfil for aprovado, o freelancer terá que pagar uma taxa de inscrição de $25 . Em seguida, eles podem começar a descobrir empregos e gerenciar o trabalho por meio do aplicativo móvel.
Sempre que os freelancers concluem uma tarefa, eles enviam uma fatura pelas horas trabalhadas. Os clientes irão então depositar dinheiro diretamente na conta bancária registrada. O TaskRabbit cobra apenas taxas de serviço dos clientes, portanto, os freelancers receberão o valor total da taxa que cobram.
Como escolhemos os melhores sites freelance
Para garantir que cada site freelance em nossa lista seja confiável e segura, ponderamos vários fatores, como:
- Termos e Condições. Os sites freelance escolhidos têm termos e condições bem documentados que protegem freelancers e empregadores nessas plataformas.
- Suporte ao cliente. Cada site freelance fornece suporte ao cliente para orientar os usuários e resolver quaisquer disputas.
- Formas de pagamento e saque. Freelancers locais e globais podem receber pagamentos de sites de freelancers por meio de várias opções, como transferências bancárias e pagamentos eletrônicos.
No entanto, não se esqueça de verificar tudo ao se candidatar a um emprego, pois sempre há a possibilidade de ser enganado.
Conclusão
Aí está a lista dos melhores sites freelance para encontrar trabalho e ganhar dinheiro online em 2023. Encontrar trabalho freelance não precisa ser complicado. A maioria dos sites exige apenas que você se inscreva em uma conta e crie um perfil.
No entanto, não se esqueça de verificar como cada site freelance funciona antes de se inscrever para uma conta. Considere o sistema de pagamento, o método de retirada e a taxa de serviço.
Para quem procura empregos administrativos ou técnicos, incluindo desenvolvedores da Web, gerentes de mídia social ou consultores financeiros – aqui estão nossas principais recomendações de sites freelancers:
- Upwork
- Toptal
- Jooble
Enquanto isso, se você estiver procurando por trabalhos criativos, como escritores, designers gráficos ou ilustradores – abaixo estão os melhores sites freelance:
- Fiverr
- Flexjobs
- Drible
Desejamos-lhe boa sorte em encontrar o melhor projeto freelance. Sinta-se à vontade para deixar um comentário se tiver alguma dúvida ou ideia.
Perguntas frequentes sobre sites freelance
Esta seção responderá a algumas perguntas comuns sobre freelancer.
O que é freelance?
Um freelancer trabalha de forma independente, não como funcionário de uma empresa. Como os freelancers são autônomos, eles geralmente fazem contato direto com os clientes para discutir condições de contratação e taxas de serviço. As empresas costumam contratar freelancers como contratados independentes por um curto período ou um projeto específico.
Quais são as vantagens de ser um freelancer?
Os freelancers desfrutam de vantagens como a liberdade de gerenciar seus negócios e escolher clientes, horários de trabalho e localização flexíveis, desenvolvimento profissional mais rápido, controle total sobre suas taxas e oportunidades de trabalhar em vários tipos de projetos e tópicos.
Como se tornar um freelancer?
Escolha seu campo com base em seu conjunto de habilidades e paixões e defina seu mercado-alvo e metas de negócios. Em seguida, construa sua marca pessoal criando um portfólio online e configurando uma conta de e-mail comercial . Procure clientes em potencial em sites freelance como o Upwork .
[…] 16 melhores sites de freelance para encontrar trabalho em 2022 […]