O melhor guia para e-mail marketing e táticas de notificação por push para dispositivos móveis

O melhor guia para e-mail marketing e táticas de notificação por push para dispositivos móveis

Em sua família de canais de comunicação digital, e-mail e push móveis são como primos distantes. Eles compartilham parte da mesma composição genética, mas também levam vidas separadas e operam de maneira muito diferente. Cada canal pode ter um lugar importante em sua abordagem geral e deve ser implantado de forma estratégica. Ambos os canais podem ser usados ​​para aumentar o engajamento, a retenção e as conversões.

Ao pensar nas campanhas que deseja criar e nos resultados que espera gerar, você precisará alinhar o conteúdo certo com o canal certo na hora certa.

Embora tenham algumas semelhanças, esses canais têm usos distintos em sua estratégia geral de comunicação. Ao tentar decidir quais campanhas são adequadas para qual canal, considere as diretrizes a seguir. Mas antes de começarmos com as dicas, vamos definir e-mail e notificações push.

O que é e-mail? O que são notificações push móveis?

O marketing por e-mail remonta a 1978, quando o “Pai do Spam”, Gary Thuerk, enviou a primeira campanha de e-mail em massa. Agora, os e-mails de marketing geralmente são enviados por meio de ferramentas de marketing de terceiros, como serviços de marketing por e-mail. Eles são enviados por marcas para seus usuários que se inscrevem nesse canal. O e-mail é usado para enviar muitos tipos de conteúdo, desde boletins de marca a recibos transacionais e promoções sazonais. Embora o e-mail seja um canal de mensagens mais experiente do que o push, o ecossistema de e-mail está em constante evolução – assim como as estratégias usadas para alcançar o público por meio desse canal.

As notificações push móveis nasceram quase trinta anos após o e-mail em 2009 com os APNs da Apple (Apple Push Notification System) para aplicativos iOS. As notificações push móveis são enviadas de um aplicativo móvel para a tela do telefone de um usuário e são exibidas como pequenos banners que deslizam para a visualização. Para visualizar estes alertas das empresas, o usuário deve ter baixado seu aplicativo móvel e ter optado por receber notificações .

Essas notificações são recebidas na frente e no centro da tela do telefone do usuário e geralmente transmitem atualizações em tempo real, mensagens transacionais, estímulos comportamentais e muito mais.  

Agora que conhecemos o básico de cada um desses canais, vamos falar sobre as principais considerações ao personalizar uma mensagem para e-mail ou push móvel.

Principais considerações na escolha de push móvel versus e-mail

1. Estatísticas do canal

Antes de lançar suas campanhas de marketing, é importante revisar algumas das principais métricas específicas do canal.

Taxas de abertura e taxas de cliques (CTR)

Quando se trata de taxas de abertura e taxas de cliques, os dados favorecem o push móvel em vez de e-mail. Em um estudo recente, os e-mails tiveram uma taxa de abertura de menos de dois por cento . Em comparação, as notificações push tiveram uma taxa média de abertura de 20%.

A capacidade de entrega do e-mail também fica para trás em comparação com o push móvel. Um estudo de 2020 descobriu que cerca de um em cada cinco e-mails nunca chega ao destinatário, em vez disso, vai para o spam ou permanece não entregue. Isso marca um aumento de quatro por cento na entrega de e-mails com falha a partir de julho de 2019 . A entrega push, por outro lado, é muito maior.

Retorno sobre o investimento (ROI) e penetração no mercado:

Embora o e-mail fique atrás do impulso móvel em seus cliques e capacidade de entrega, esse canal se destaca em seu ROI e taxas de adoção. Um estudo da Digital Marketing Foundation viu um ROI de US $38 para cada US $1 gasto em e-mail. O e-mail também está à frente do impulso móvel em sua ampla adoção, com uma taxa de penetração de mercado de 90,9% nos EUA a partir de 2019.

gstc 5GHri6B02mTTAzpap4PTdPv8U56OiqFnnTAwNKnZjRzw 8k22hs Y07HOoHjy9XUKb06gjuYECoN2svA7FxwhLQo6xgCT1dRZELu88Qv0NaH6UfyeVxDa blAAB845LgK

2. Conteúdo e duração da mensagem

A primeira distinção importante entre e-mail e canais de push móvel é o conteúdo em si. Embora as notificações push sejam geralmente limitadas a cerca de algumas centenas de caracteres, os e-mails são um meio de formato mais longo e deixam espaço para mais conteúdo.

Considere quantos detalhes você precisa para transmitir a mensagem desejada e se você pode comunicar melhor seu CTA por meio de um formato longo ou curto. O email requer muito mais largura de banda de copywriting para criar do que as notificações push móveis, enquanto o push móvel requer menos tempo para escrever e executar. Dito isto, há mais espaço para criatividade e personalização no conteúdo de e-mail.

3. Público

Como seu público-alvo de e-mail e de push móvel diferem? Seu público de push móvel inclui todos os usuários que deram permissão para receber notificações do seu aplicativo. Os usuários do Android são automaticamente ativados para receber notificações, mas os usuários do iOS devem aceitar por meio de um prompt de permissão. Os dados mostram que cerca de 52% dos usuários móveis optam pelo push.

Por outro lado, seu público de e-mail inclui todos os inscritos em sua lista de e-mail. São usuários que compartilharam informações pessoais (Informações Identificadas do Usuário) para receber mensagens da sua marca. As marcas trabalham duro para aumentar suas listas de assinantes de e-mail, fornecendo incentivos como descontos de primeira ordem e conteúdo fechado e criando opt-ins bem posicionados e oportunos em seus sites. Construir uma lista de e-mail é um processo e uma arte em si, então tenha isso em mente ao lançar um e-mail.

4. Frequência ideal de mensagens

Tanto o push móvel quanto o e-mail ajudam você a construir relacionamentos com seus usuários ao longo do tempo. No entanto, é aconselhável pensar na frequência com que você envia mensagens para seus clientes em cada plataforma. Em geral, você pode planejar enviar mensagens para seus clientes com mais frequência via push móvel, já que essas mensagens são em tempo real, instantâneas e esperadas com frequência. Eles geralmente visam reengajar os usuários com seu aplicativo. Muitas marcas enviaram uma enxurrada de push móvel por dia. Nossa regra geral é enviar duas notificações por dia.

Por outro lado, o e-mail geralmente é um canal mais lento e essas mensagens devem ser enviadas com menos frequência. Se você enviar muitos e-mails, provavelmente verá menos aberturas de e-mail e taxas de cancelamento de assinatura mais altas. Em média, as empresas devem enviar e-mails semanalmente ou quinzenalmente .

5. Sensibilidade

Entre mobile e email, mobile push é um canal mais sensível. Como os usuários recebem suas atualizações em tempo real, na frente e no centro de suas telas, eles tendem a se envolver mais intimamente com esses alertas. Ao personalizar as mensagens para este canal, lembre-se de que os usuários ficam mais propensos a se irritar se você enviar conteúdo excessivamente vendável, mal cronometrado ou irrelevante para seus interesses. Com isso em mente, o e-mail é um canal melhor para promoções regulares, boletins informativos e atualizações de produtos. Os dados mostram que a maioria dos consumidores prefere receber promoções por e-mail. Com a intimidade do push, você precisará ser mais calculista e direcionado em suas mensagens.

6. Urgência

Quão sensível ao tempo é a sua mensagem? O valor da sua mensagem depende da rapidez com que ela é vista? Ou seu conteúdo é algo que seus assinantes acham relevante se acessarem quando quiserem? As notificações push móveis geralmente são vistas pelos usuários em tempo real, o que as torna um canal ideal para conteúdo sensível ao tempo. Escolha o push móvel para suas mensagens mais urgentes, como lembretes de calendário, atualizações de entrega de pedidos, alertas de fraude ou notícias de última hora.

Se a mensagem puder esperar, opte pelo e-mail. O envio excessivo de conteúdo que pode esperar por push móvel só prejudicará sua estratégia geral, portanto, seja tático em sua abordagem. Dado que os usuários leem e-mails com atraso, esse canal é melhor para conteúdo como boletins informativos, instruções abrangentes de integração ou entrega de outros bens.

7. Permanência da Mensagem

Ao considerar se deve usar e-mail ou push móvel para uma determinada mensagem, considere o quão permanente você gostaria que sua mensagem fosse.

O e-mail é um canal ideal para comunicações que os usuários podem querer revisitar posteriormente, como faturas, resultados de testes de laboratório, bilhetes, confirmações de envio e mensagens com anexos. Enquanto um e-mail reside na caixa de entrada de um usuário e pode ser priorizado e marcado com estrela para referência posterior, as notificações push móveis são passageiras e, portanto, inconvenientes para informações que um usuário pode querer revisitar.

O push móvel é ideal para mensagens mais efêmeras, como atualizações sucintas em tempo real das quais um usuário provavelmente não precisará de um registro oficial.

Conclusão

O email marketing e as notificações push são ferramentas poderosas que podem ajudar as marcas a alcançar mais clientes com menos esforço. Essas estratégias podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar um poderoso mix de marketing. Ao usar essas ferramentas, as marcas podem melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar seus resultados.


FÓRUM SOKOTE

Marketing Digital e Negócio Online
Deseja participar de um fórum de discussão que abrange uma ampla variedade de tópicos sobre marketing digital e negócio online?

Fórum Sokote é o lugar perfeito para se inscrever para receber as últimas dicas e conselhos de marketing. Este fórum online é dedicado a fornecer informações úteis aos seus membros, que podem fazer perguntas e compartilhar ideias.

Se você deseja melhorar suas habilidades de marketing digital ou saber mais sobre como iniciar e expandir um negócio online, a Sokote é o lugar perfeito para você!

Nosso fórum de marketing digital e negócios online oferece uma riqueza de informações e oportunidades para aprender com especialistas da área.
Você pode participar de vários fóruns sobre vários tópicos ou iniciar o seu próprio se não encontrar o que está procurando.

Além disso, é um ótimo lugar para se conectar com outros empreendedores que podem oferecer conselhos e suporte valiosos.
Então, por que não se juntar a nossa comunidade hoje? Você não vai se arrepender!

FÓRUM SOKOTE – Marketing Digital e Negócio Online.

Tags: No tags

Pode deixar o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *