Existem vários tipos de e-mails de marketing que você pode enviar para seus contatos. Dependendo de quais são suas metas e necessidades de negócios, você pode enviar boletins informativos, resumos, envios dedicados, e-mails orientados a comportamento, e-mails de nutrição de leads e muito mais. Todas essas opções diferentes têm seus propósitos, mas muitos profissionais de marketing ignoram um tipo específico de e-mail que tende a ter muita tração – o e-mail transacional. Isso mesmo: e-mails transacionais são um dos tipos de comunicação mais eficazes para envolver seus clientes em potencial.
E-mails transacionais são as mensagens que você recebe de sites de comércio eletrônico como Amazon.com que confirmam seu pedido e fornecem informações de envio e outros detalhes. Essas mensagens são acionadas por uma ação específica que seus contatos realizaram e também podem ser usadas para informar aos contatos como concluir essa ação específica. Por exemplo, se você se inscrever em um webinar, você preencherá um formulário e receberá um e-mail transacional, que fornecerá as informações de login relevantes para participar.
Então, qual é o equivalente do profissional de marketing aos e-mails transacionais? E-mails de agradecimento ou mensagens automáticas acionadas quando os visitantes convertem em suas páginas de destino!
Os benefícios dos e-mails de agradecimento
Os destinatários antecipam e-mails transacionais/de agradecimento porque os ajudam a concluir uma ação. É a principal razão pela qual os destinatários abrem e clicam neles. E como profissional de marketing, você pode facilmente aproveitar essa dinâmica incluindo frases de chamariz altamente personalizadas em seus e-mails de agradecimento para aproveitar o fato de que o lead é recente e já está ativamente engajado com sua marca.
Os e-mails de agradecimento são eficazes por dois motivos principais:
- Eles colocam seu conteúdo diretamente na caixa de entrada do contato. Assim, mesmo que ele clique fora da página de agradecimento para a qual foi redirecionado após preencher seu formulário de conversão, ele ainda poderá pesquisar sua caixa de entrada e encontrar as informações necessárias para resgatar a oferta, como o link de download do e-book, informações de login do webinar, etc.
2. As pessoas geralmente compartilham seu conteúdo encaminhando-o por e-mail, então os e-mails de agradecimento oferecem mais uma oportunidade de estender o alcance do seu conteúdo para um novo público.
Um exemplo de um simples e-mail de agradecimento:
Olá,
Obrigado por baixar nossa compilação de
99 ideias de Marketing de E-mail
. Você pode acessá-la a qualquer momento aqui.Pronto para transformar esses conceitos em acção? Sokote pode ajudá-lo a
melhor suas estrategias de marketing por e-mail
.Cumprimentos
Mandlate
@2022 Sokote
37, Constance Street, E16 2DQ
Londres – Reino Unido
Como você pode ver, o e-mail de agradecimento acima inclui dois links: O primeiro link para a página de agradecimento pela oferta anunciada na página de destino, onde o usuário pode acessar o ebook; e a segunda está vinculada a uma oportunidade de conversão secundária de maior comprometimento e valor, permitindo-nos avançar o lead no ciclo de vendas.
Dicas de marketing
Agora que abordamos alguns dos fundamentos dos e-mails de agradecimento e sua eficácia, aqui estão algumas dicas de marketing que você deve começar a aplicar ao seu marketing hoje.
1) Use e-mails simples de agradecimento
Começando com o óbvio, se você ainda não estiver usando e-mails de agradecimento de propina que são acionados depois que os clientes em potencial convertem em suas páginas de destino, comece a implementá-los mais cedo ou mais tarde. Para dar um passo adiante, você pode até tornar esses e-mails a primeira parte de um fluxo de trabalho de nutrição de leads mais complexo, para que você possa controlar quais outras comunicações esse contato recebe, continuando a nutri-los ao longo do tempo e movê-los pelo seu funil de vendas e marketing.
2) Optimize seus e-mails de agradecimento
Esta parte é fundamental. Certifique-se também de optimizar seus e-mails de propina para incentivar conversões secundárias. Em outras palavras, inclua chamadas para ação (CTAs) para ofertas de marketing de alto valor que levarão seus leads ainda mais ao longo do ciclo de vendas, como uma consulta com sua equipe de vendas ou uma avaliação gratuita do seu produto.
Se você já está adicionando frases de chamariz secundárias aos seus e-mails de agradecimento (bom trabalho!), leve suas habilidades para o próximo nível implementando CTAs inteligentes que se adaptam aos seus destinatários de e-mail individuais. CTAs inteligentes são CTAs dinâmicos que mudam automaticamente com base na pessoa que os visualiza, criando um marketing por e-mail muito mais direcionado, segmentado e eficaz.
3) Torne seus e-mails de agradecimento compatíveis com as mídias sociais
Como já mencionamos, um dos principais benefícios dos e-mails é que eles são encaminhados e compartilhados, ajudando seu conteúdo a alcançar um novo público. Incentive esse compartilhamento de seus e-mails tornando extremamente fácil para os destinatários compartilharem seu conteúdo de e-mail com suas redes. Inclua botões/links de compartilhamento de mídia social e linguagem que convide seus contatos a encaminhar a mensagem para outras pessoas.
Você tem usado e-mails de agradecimento em seu marketing? Qual tem sido sua experiência com esse tipo de comunicação?