O marketing hoje é centrado no cliente.
As empresas de alto desempenho estão obcecadas em fornecer aos clientes exatamente o que eles desejam. Na verdade, eles precisam fazer isso para serem bem-sucedidos.
No entanto, o que significa centrar-se no cliente de uma perspectiva de ‘busca’? Além disso, como isso se relaciona com a ‘ intenção do usuário ‘?
Há mais na otimização de mecanismos de pesquisa do que considerações técnicas. Vai além de palavras-chave ou até mesmo conteúdo de alta qualidade. Obter tráfego que converte significa fornecer exatamente o que o leitor desejado procura.
Pode parecer óbvio, mas este ponto é muitas vezes esquecido.
‘ Intenção do usuário ‘ deve ser uma grande prioridade para todos os criadores de conteúdo. Isso leva a classificações e taxas de conversão muito mais altas. Ele também determina se os visitantes ficam por perto para ler seu conteúdo ou clicam em ‘voltar’ para a página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) em busca de uma resposta melhor.
O alinhamento bem-sucedido com a intenção do usuário significa criar conteúdo e um título correspondente que satisfaça a consulta de pesquisa. Isso se tornou uma parte necessária da estratégia de SEO necessária para maximizar as taxas de cliques.
O conteúdo gerado pelo usuário geralmente tem um bom desempenho por essas métricas. Embora possa não ser chique, tem uma base de fãs dedicada. O que a intenção se resume a é bastante simples.
Se você se encaixar no que eles estavam procurando, você ganha.
Se não fornecer isso, eles sairão em segundos e irão para outro lugar.
O objetivo não é obter o máximo de tráfego possível. Atrair usuários desinteressados prejudica seus rankings devido ao aumento da taxa de rejeição. Esses são os visitantes que rapidamente clicam em ‘voltar’ para os SERPs.
Quando focado em todos os sinos e assobios do SEO, pode ser fácil esquecer o objetivo principal de um mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa existem para fornecer os resultados mais relevantes para qualquer pesquisa.
Para criar tráfego orgânico e conversões, seu conteúdo precisa atender a uma intenção clara do usuário. Isso vai além de palavras-chave e SEO semântico . Significa descobrir o que os pesquisadores querem.
Revisitando o propósito de uma consulta de pesquisa
Existem três tipos básicos de intenção do usuário:
Informacional: o usuário quer aprender algo
- Pesquisa – “destinos de viagem baratos” ou “guia de moda de verão”
- Intenção do usuário – buscar um artigo que abranja o respectivo tópico da busca
Transacional: o usuário está buscando um produto ou serviço específico
- Pesquisar – “material de limpeza de cozinha” ou “dispositivo de assistente pessoal” ou o nome exato de um produto
- Intenção do usuário – buscando um site de comércio eletrônico com esse produto
Navegacional: o usuário está buscando um site específico
- Pesquisa – “New York Times” ou “Wall Street Journal”
- Intenção do usuário – encontrar um link para um site específico
A menos que o público-alvo desejado tenha em mente seu site ou produto exato ao realizar uma consulta de pesquisa , é improvável que seu site seja visível nos resultados do SERP. Nesse caso, obter uma boa classificação do seu site geralmente exige conteúdo informativo relevante. Isso tem o duplo efeito de cobrir tópicos relacionados que tornam seu site mais visível para um algoritmo de pesquisa.
O conteúdo informativo gera tráfego orgânico levando os usuários a uma oportunidade transacional. Isso também é conhecido como uma correspondência de navegação. Ele os leva ao seu funil de vendas on-line, fornecendo as informações que eles estão procurando.
Isso funciona desde que o conteúdo, o produto e o serviço estejam alinhados com a intenção do usuário.
Independentemente do caso em particular, é importante ter isso em mente. Os usuários realizam pesquisas para encontrar soluções para seus problemas. Atender às necessidades deles significa entender o que seu conteúdo deve fornecer para oferecer a eles o que eles esperam.
Isso requer ir além da orientação técnica geralmente fornecida por profissionais de SEO e pensar em como atender à intenção de pesquisa e à realização da tarefa do pesquisador. Pense nos principais motivos pelos quais alguém pesquisaria um tópico relacionado ao seu site. Se você fornecer conteúdo com essas respostas, será recompensado nos rankings.
Por um momento, esqueça os objetivos de pesquisa da sua empresa. Considere o que o leitor espera obter ao se envolver com seu site.
Descobrindo a intenção do usuário
Aqui está uma maneira simples de determinar a intenção do usuário em torno de um tópico desejado. Comece com um ‘tópico de foco’ em mente relacionado ao conteúdo que você deseja publicar. Em seguida, dê uma olhada em seus principais resultados SERP. Os sites mais bem classificados para essa pesquisa geralmente são aqueles que atendem à intenção do usuário. Em outras palavras, eles respondem às perguntas dos pesquisadores. No entanto, sites com grande autoridade de domínio às vezes podem ser exceções.
Se você estiver tentando produzir artigos em torno de um tópico de foco que não se alinha com essa intenção do usuário, provavelmente precisará fazer algumas alterações no conteúdo.
O aumento da popularidade da pesquisa por voz significa que os usuários realizam pesquisas com mais frequência na forma de uma pergunta. Isso pode ajudar a orientar seu título e foco no tópico.
Estratégias que priorizam a jornada do comprador também são úteis. No entanto, vamos primeiro dar uma olhada em alguns exemplos básicos de abordagens que não funcionam. Esses são erros bastante comuns.
Às vezes, as empresas tentam aumentar o tráfego orgânico com títulos enganosos. Muitas vezes, eles são baseados em palavras-chave populares. O título faz parecer que o artigo é relevante. Mas o conteúdo da página acaba sendo algo completamente diferente. Nesse caso, claramente não haveria nenhuma tentativa genuína de responder à consulta do usuário.
Tomemos por exemplo o artigo que você está lendo. O título é “Qual é a intenção do usuário?” e o objetivo do artigo é responder a essa pergunta. Imagine se mantivermos o título e fornecermos um resumo do nosso serviço, linknete.me ou xortly.com. Agora imagina, não fornecemos nenhum conteúdo relacionado à intenção do usuário.
A maioria dos leitores, sem dúvida, notaria a incompatibilidade. Eles deixariam o site, minando a credibilidade do domínio. As classificações podem sofrer devido a vários fatores, incluindo alta taxa de rejeição e redução do tempo gasto na página.
Inicialmente, o tráfego poderia aumentar, mas os visitantes não ficariam muito tempo. A confiança seria corroída à medida que eles se conscientizassem de que a página é enganosa. Na próxima vez que aparecerem, eles terão menos probabilidade de escolher nosso site entre as outras opções.
O conteúdo que não fala com a intenção do usuário resulta em tráfego que não converte. É prejudicial tanto a curto como a longo prazo. Desperdiça o tempo do leitor e prejudica sua posição. Se você deseja taxas de conversão mais altas, primeiro deve falar sobre as necessidades de seus usuários. Isso irá atraí-los para o seu site e mantê-los lá.
Incompatibilidade de intenção
Às vezes, as pessoas usam termos de pesquisa diferentes do que você esperaria. Tomemos, por exemplo, o modelo hub e spoke, também conhecido como modelo de cluster de conteúdo. Criar uma postagem com um tópico de foco de “modelo de hub e spoke” para o público do linknete.me resultaria em uma incompatibilidade de intenção.
Veja os resultados da pesquisa no Google. Eles são dominados pela discussão do modelo hub e spoke no que se refere ao transporte. Isso não tem nada a ver com marketing de conteúdo.
No entanto, uma palavra pode fazer toda a diferença. Nesse caso, alterar o tópico de foco para “modelo de conteúdo hub e spoke” alinharia o conteúdo com a intenção do usuário, como pode ser visto nesses resultados de pesquisa.
Intenção Fraturada
A intenção do usuário fraturada ocorre quando uma SERP contém artigos que servem a propósitos diferentes. Nesses SERPs, a intenção do usuário mais popular sai por cima, não importa quão bom seja seu artigo.
Portanto, é importante garantir que seu conteúdo seja projetado para ter uma classificação alta nas SERPs, onde os artigos mais bem classificados correspondem à intenção do usuário que você está segmentando.
Considerar outros tipos de intenção de pesquisa também pode ajudar a entender como você deseja fazer o planejamento de conteúdo. Para começar, há uma diferença entre a intenção explícita do usuário e a intenção implícita do usuário.
Embora um tanto autoexplicativo, o primeiro ocorre quando o pesquisador realiza uma consulta de pesquisa que informa ao mecanismo de pesquisa com bastante precisão o que ele está procurando. No entanto, os pesquisadores explícitos ainda podem conter uma série de outras intenções implícitas do usuário.
Por exemplo, uma pesquisa por ‘soluções de conteúdo’ pode ter várias interpretações potenciais para a intenção de pesquisa implícita. O usuário aqui pode estar procurando por muitas coisas, incluindo serviços de redação de conteúdo, artigos informativos sobre soluções de marketing de conteúdo, ferramentas de SEO para criação de conteúdo e assim por diante.
Quanto mais geral for a consulta, mais interpretações possíveis existem para a intenção explícita. Se você deseja capturar uma SERP com seu conteúdo, é útil pensar em quais consultas de pesquisa seu público-alvo pode fazer que não sejam imediatamente óbvias.
Você pode então dividir essas intenções e usá-las como tópicos para artigos diferentes, como os SEOs às vezes fazem com palavras-chave de cauda longa e intenção estratégica. Isso por si só deve ajudar a fornecer muitas ótimas ideias para uma postagem no blog. Isso ajuda a brincar com diferentes frases de pesquisa para ver quais intenções a SERP apresenta.
O Google fornece snippets na parte superior das SERPs para fornecer aos pesquisadores as respostas que procuram o mais rápido possível, portanto, ser selecionado para um snippet é ótimo para sua pesquisa orgânica.
Para que seu artigo seja qualificado, primeiro ele precisa ser bom o suficiente para ter uma classificação alta. Em seguida, reserve um parágrafo para dar a melhor resposta concisa à pergunta do leitor que você puder fornecer.
Se você cobriu todas as outras bases de SEO técnico, você teria uma chance muito melhor de obter um trecho em destaque.
Jornada do Comprador
Então, como você pode ter sucesso em atender a intenção do usuário ? Varia de acordo com seus objetivos. Um design centrado no usuário ajudará a guiar seus visitantes para onde eles querem ir em seu site após a entrada. Atenda à arquitetura do site para melhorar a experiência do usuário, seja vendendo um aplicativo ou ganhando dinheiro com marketing. Às vezes, monitorar a atividade do usuário pode fornecer informações realmente importantes sobre como fazer alterações em seu site.
Criar conteúdo destinado a personas específicas de compradores e suas consultas na web é uma parte importante da definição de seu público em uma estratégia de marketing online, a ideia é criar conteúdo que atenda a uma intenção de pesquisa ou intenção comercial específica do consumidor. Muitas vezes, são consultas diretas para produtos específicos ou para conteúdo informativo que pode servir como um funil de conversão. Quando direcionado para a realização de tarefas do pesquisador (para o consumidor), seu conteúdo tem mais chances de aumentar suas taxas de conversão.
Descobrir a intenção comercial requer engenharia reversa dos interesses do seu segmento-alvo e a publicação do conteúdo que eles estão procurando para apresentá-los a um funil de vendas e/ou a um funil de conversão.
É importante entender as várias personas do comprador para fornecer o conteúdo que estão procurando, pois diferentes tipos de pesquisadores – mesmo aqueles com hábitos de compra semelhantes – podem estar buscando algo diferente em seu conteúdo.
Nem todas as consultas que interessam a um comerciante online são para um produto ou categoria de produto específico. Muitos deles são mais informativos. Em outros casos, palavras-chave de cauda longa geralmente são características de um público de nicho com muito mais experiência e um nível mais alto de interesse.
O marketing digital funciona melhor quando você atende a uma série de possíveis intenções de compradores. Isso garante que, quando você cria conteúdo, ele atende a um propósito específico para todos os clientes em potencial em seu mapa, independentemente de seu nível de interesse ou experiência. Isso, por sua vez, maximiza sua chance de sucesso no marketing de entrada. É uma técnica de otimização de conversão que está ganhando popularidade. Depois disso, a otimização de rotina geralmente é necessária para manter seu conteúdo atualizado, principalmente se estiver em uma área de assunto que muda rapidamente.
Se o seu site pretende ser um portal de vendas, comece publicando conteúdo focado na solução dos problemas para os quais seus produtos foram projetados. Por exemplo, produza artigos ‘como fazer’ sobre carpintaria se você for uma empresa que vende produtos de melhoria da casa. Quando os usuários pesquisam informações sobre esse tópico, eles encontram artigos em seu domínio que atendem às necessidades deles.
Agora, seus objetivos de estratégia de conteúdo estão alinhados com a intenção do usuário. Você pode trazê-los de um funil de vendas para outras partes do site, como o comércio eletrônico, onde uma transação é possível.
Inicialmente, isso pode parecer bastante simples. Mas abre a oportunidade de criar autoridade de domínio em todos os assuntos relevantes para o seu site.
Se sua empresa se concentra em notícias ou resenhas, certifique-se de que ela dê aos leitores as respostas que eles procuram. Seu artigo segue as melhores práticas nos padrões editoriais? Conta a história de forma sucinta e envolvente? Se for um site de resenhas, a resenha fornece informações suficientes para que um leitor possa decidir sobre um produto? Ele fornece respostas para suas perguntas?
Se você achar que seus artigos estão começando a ficar muito longos, considere dividi-los em partes de conteúdo independentes menores que se ajustem a uma intenção do usuário mais específica. Esse processo é semelhante à criação de conteúdo em torno de palavras-chave de cauda longa. Esses são tópicos que tendem a ter um volume de pesquisa menor. Mas eles são mais direcionados ao segmento relevante e, portanto, obtêm taxas de conversão mais altas.
A conclusão é que atender à intenção do usuário requer a publicação de uma série de tópicos secundários e terciários relacionados ao foco principal do seu site.
Arquitetura do site e intenção do usuário
Uma abordagem centrada no usuário favorece a criação de uma arquitetura de site profundamente texturizada com experiências de conteúdo intimamente interligadas que permitem que as pessoas acessem as informações digitais que desejam na ordem que for mais útil para elas. Com esse método, você fornece conteúdo baseado na posição dos visitantes no funil de marketing, direcionado ao seu nível de interesse.
Se o seu visitante não sabe nada sobre o seu produto, o conteúdo transacional não é adequado. Em vez disso, um item de conteúdo informativo seria apropriado. Mais abaixo no funil de vendas, quando a conscientização se transforma em interesse, um item de conteúdo pode abordar o valor de um produto de forma mais específica e ainda atender à intenção do usuário.
Também existem abordagens para capturar informações do usuário ou mantê-las em seu site por meio do envolvimento com a intenção de saída do usuário. Você não pode impedir os usuários de saírem do seu site se quiserem, mas se eles voltarem de uma página sem gastar muito tempo lá, você pode envolvê-los com um pop-up que fala de uma intenção alternativa.
Você pode optar por segmentar uma intenção específica diferente aqui ou, em vez disso, ser muito mais geral para abranger um público mais amplo. É verdade que as pessoas não gostam exatamente de pop-ups. No entanto, eles são um meio eficaz de lhe dar uma segunda chance.
Fornecer intenções de usuário mais variadas em torno de seu tópico de foco principal ajuda a enriquecer sua arquitetura de conteúdo e estratégia de conteúdo. Ele atrai um grupo maior de leitores para o seu site, aumentando a relevância do seu site para termos pesquisas relacionadas.
Melhora a experiência do usuário ao fornecer o conteúdo de seu interesse com mais especificidade. Além disso, permite segmentar seu público com mais precisão quando se trata de ofertas de produtos e serviços.
O que você deve fazer agora
Quando estiver pronto… aqui estão 2 maneiras de ajudá-lo a publicar conteúdo melhor, mais rápido:
- Se você quiser aprender a criar conteúdo melhor com mais rapidez, visite nosso blog . Está cheio de recursos para ajudar a dimensionar o conteúdo.
- Se você conhece outro profissional de marketing que gostaria de ler esta página, compartilhe com ele por e-mail, LinkedIn, Twitter ou Facebook.