Se você está blogando há algum tempo, pode estar perguntando-se como fazer com que suas postagens tenham uma classificação mais alta no Google. Postagens de blog de alto nível não apenas aumentarão sua autoridade, mas também tornarão mais fácil para clientes e prospeto de encontrá-lo online.
A verdade é que escrever artigos de blog de alto escalão pode parecer difícil, mas na realidade, não é tão difícil. Trata-se de seguir as melhores práticas de blog e certificar-se de implementá-las para cada postagem de blog que você publicar.
Como escrever postagens de blog de alto nível
Neste artigo, compartilharei minhas melhores dicas para escrever postagens de blog de alto nível que funcionarão para qualquer sector, para que você possa usá-las para melhorar sua classificação no mecanismo de pesquisa.
Comece com pesquisa de tópicos e palavras-chave
Antes de se sentar para escrever sua postagem de blog, você precisa descobrir sobre o que deseja falar. É muito fácil ficar sobrecarregado e sair do assunto. Saber sobre o que você quer falar permite que você mantenha o foco em seu tópico.
Algumas ideias para criar tópicos para suas postagens de blog incluem:
- Como usar o Google Trends para descobrir o que as pessoas estão pesquisando ou o que está em alta no momento
- Pesquisar em sites como Quora para ver quais perguntas as pessoas estão fazendo relacionadas ao seu tópico
- Prestar atenção ao que as pessoas também perguntam e aos termos de pesquisa relacionados nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa
- Usando o Planejador de palavras-chave do Google Ads para criar palavras-chave relevantes para segmentar nas postagens do seu blog
Por exemplo, digamos que você queira promover utensílios de cozinha para fazer comissões de afiliados. Alguns termos que você pode considerar incluem cozinhar, assar e micro-ondas. Depois de pesquisar esses tópicos, você pode descobrir que cozinhar e assar são mais populares, enquanto o micro-ondas não gera tanto interesse.
Geralmente, você deve optar por palavras-chave menos competitivas, como cozimento, porque seria mais fácil classificar. Comece pequeno e segmente uma ou duas palavras-chave de cada vez antes de tentar adicionar mais palavras-chave às postagens do seu blog. No entanto, mantenha uma lista de palavras-chave relevantes para adicionar mais tarde, pois é sempre bom ter uma variedade de palavras-chave.
Decida a intenção do leitor
Depois de ter sua lista de tópicos e palavras-chave, você precisa decidir sobre a intenção do seu leitor. Isso ajudará você a estruturar e escrever sua postagem no blog da maneira mais adequada.
Existem 4 tipos principais de intenção do leitor :
- Intenção informativa
- Neste caso, os leitores querem mais informações sobre um tópico específico. Eles querem saber mais sobre isso ou têm uma pergunta específica em mente e estão procurando respostas. Seu termo de pesquisa poderia ser “benefícios de usar frigideira de ferro fundido”.
- Intenção de navegação
- As pessoas que navegam na Internet com intenção de navegação estão procurando uma pessoa, empresa ou marca. Eles só precisam de um pouco de ajuda para chegar ao site deles, mas eles sabem o que ou quem estão procurando, por exemplo. “Lodge Frigideira De Ferro Fundido”
3. Intenção transacional
- Os usuários com essa intenção geralmente estão prontos para fazer uma compra. Eles provavelmente estão procurando a melhor oferta do produto que desejam comprar. Seu termo de pesquisa pode ser “Lodge Frigideira de ferro fundido com cabo duplo”
4. Intenção comercial/investigadora
- As pessoas com essa intenção normalmente ainda não estão prontas para comprar, mas estão pensando em fazer uma compra em um futuro próximo. Eles estão usando a Internet para pesquisar suas opções e precisam ser mais convincentes antes de fazer uma compra. Por exemplo, o termo de pesquisa pode ser “Qual é a melhor frigideira de ferro fundido?”
Com isso em mente, seu conteúdo precisa satisfazer a intenção do usuário, então essa é outra pergunta que deve estar no topo da sua mente quando você se sentar para escrever suas postagens no blog.
Decidir sobre o tipo de conteúdo
Na maioria dos casos, as pessoas vão ler sua postagem no blog porque isso as beneficia. Em outras palavras, as postagens do seu blog precisam compartilhar informações valiosas, responder às perguntas ou ensinar algo. Existem alguns tipos de conteúdo que você pode usar para atender às necessidades deles:
- Postagens de instruções que mostram como fazer algo;
- Liste postagens que compartilham recursos ou produtos úteis;
- Avaliações que compartilham uma opinião honesta sobre um determinado produto, serviço ou marca;
- Conteúdo de vídeo que os leva aos bastidores ou mostra como alcançar algo;
- Infográficos que apresentam informações de maneira fácil de entender;
- Entrevistas com especialistas do setor.
Independentemente do tipo ou formato de conteúdo que você escolher, certifique-se de citar fontes relevantes para fazer backup de sua afirmação e pesquisar seu tópico com cuidado. As pessoas estão procurando informações úteis e relevantes com substância. Além disso, os mecanismos de pesquisa também adoram conteúdo autoritário e que satisfaça as necessidades de seus leitores.
Criar um esboço
Criar um esboço ajuda você a manter o foco em seu tópico e garante que você esteja cobrindo todas as informações necessárias. Vamos ficar com o nosso exemplo de culinária para mostrar como isso pode funcionar.
Digamos que o tópico do seu artigo seja os benefícios de usar uma frigideira de ferro fundido. Seu parágrafo de abertura deve introduzir o tópico e, em seguida, fazer a transição para o tópico principal. Você pode falar sobre por que usar uma frigideira de ferro fundido é benéfico e depois mencionar como cuidar de uma frigideira de ferro fundido e como preparar sua frigideira de ferro fundido antes do primeiro uso.
No final, você pode mencionar alternativas de frigideiras de ferro fundido e link para artigos semelhantes – talvez um artigo sobre frigideiras de cerâmica ou até mesmo um artigo listando as melhores frigideiras de ferro fundido.
Como estruturar uma postagem no blog
Você tem seu tópico, fez sua pesquisa de palavras-chave, sabe qual é a intenção do leitor, decidiu um tipo de conteúdo para sua postagem no blog e preparou um esboço. Agora vamos para as coisas boas e falar sobre como realmente estruturar uma postagem de blog de alto nível.
Assim como as redações que você escreveu no ensino médio, seu blog precisa de uma estrutura. Em outras palavras, ele precisa de um começo, um meio e um fim. Normalmente falando, sua postagem no blog deve seguir esta estrutura geral:
- Intro – introduza seu tópico e fisgue o leitor para que ele queira saber mais e ler o resto do artigo. Esta parte do seu blog deve ter cerca de 100-200 palavras. Não arraste para fora, caso contrário você corre o risco de perder o interesse do leitor.
- Tópico principal ou desenvolvimento – agora é hora de entrar no tópico principal. Use um H2 para apresentar esta seção. Você vai querer entre 500-1000 palavras no mínimo e 10.000 palavras no máximo aqui. Isso permite que você fale sobre seu tópico com profundidade e cubra todas as informações necessárias.
Dica importante
- Divida o tópico principal com seções menores – elas servem como backup do tópico principal e devem ser introduzidas com um H3. Apontar para 100-300 palavras em cada seção menor.
- Conclusão – finalmente, é hora do grande final. Use isso para resumir o que você falou e convidar os leitores a agir. Deve ter menos de 100 palavras e você pode usar esta seção para interligar outros artigos sobre o mesmo tópico ou tópicos relacionados.
Escreva conteúdo mais longo
Em um estudo feito pela Backlinko (uma autoridade na indústria de SEO), eles descobriram que o conteúdo mais longo se classifica melhor nos mecanismos de pesquisa do que postagens curtas no blog. Procure ter pelo menos 1.000 palavras nos posts do seu blog e tente incluir informações que seus leitores acharão úteis e relevantes.
Otimize suas imagens de postagem no blog
As imagens incluídas na postagem do seu blog não apenas tornarão seus artigos mais atraentes, mas também aprimorarão seu conteúdo e ajudarão você a transmitir melhor sua história. Eles tornarão suas postagens de blog mais memoráveis, pois pesquisas mostram que as pessoas se lembram melhor do conteúdo visual.
No entanto, não basta carregar uma imagem e inseri-la em sua postagem no blog. Certifique-se de incluir texto alternativo para cada imagem em sua postagem no blog. Isso ajudará os mecanismos de busca a entender do que se trata a imagem e, consequentemente, entender melhor seu artigo.
Além disso, ao adicionar texto alternativo, você aumentará as chances dessas imagens aparecerem nos resultados do Google para as palavras-chave escolhidas.
Você também vai querer nomear sua imagem de forma descritiva em vez de usar um nome genérico como IMG 397178723.jpg. Essa é outra maneira de otimizar suas imagens para SEO e melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa.
Use palavras-chave de forma inteligente
Toda a pesquisa de palavras-chave que você fez anteriormente seria inútil se você realmente não usasse suas palavras-chave. No entanto, você precisa ser inteligente sobre como usá-los. Algumas dicas para manter em mente incluem:
- Opte por palavras -chave de cauda longa (long tail) – palavras-chave de cauda longa geralmente têm menos concorrência, o que significa que são mais fáceis de classificar. Por exemplo, existem aproximadamente 271,000 resultados para o termo “frigideira de ferro fundido”. Compare isso com “receitas de frigideira de ferro fundido”, que tem apenas 49,500 de resultados.
- Adicione suas palavras-chave ao título – adicionar suas palavras-chave ao título ajudará o Google e outros mecanismos de pesquisa a rastrear suas postagens de blog mais rapidamente.
- Use suas palavras-chave nas primeiras 100 palavras da postagem do seu blog – quanto mais cedo na postagem suas palavras-chave aparecerem, mais fácil será para o Google determinar se a postagem do seu blog é relevante ou não.
Evite o excesso de palavras-chave
Aprenda a usar palavras-chave em seus posts de forma inteligente, não as use de forma exagerada. Digamos, por exemplo, que você gostaria de classificar como cozinhar um ovo. Seu artigo deve incluir várias maneiras de cozinhar um ovo e também quanto tempo cozinhar um ovo.
No entanto, evite exagerar e incluir frases como “Neste post, eu vou te ensinar como cozinhar um ovo rápido, e também vou te mostrar como cozinhar um ovo devagar, então eu vou te mostrar como cozinhar um ovo com uma panela”.
Isso é chamado de preenchimento de palavras-chave ou palavras-chave irrelevantes – e o Google não gosta disso. Sua palavra-chave não deve aparecer mais de 3% do tempo em seu artigo. Isso é conhecido como densidade de palavras-chave e, se exceder mais de 4-5%, há uma pequena chance de seu artigo ser penalizado pelo Google.
Em outras palavras, seu artigo será desindexado e perderá o ranking drasticamente. No final, será difícil fazer com que esse artigo seja classificado novamente para as palavras-chave escolhidas.
Interligue outros artigos e adicione links externos
Como mencionado anteriormente, você deve apoiar seu argumento ou o tópico de seu artigo com fontes e fatos relevantes. A maneira mais fácil de fazer isso é adicionar links de saída a fontes autorizadas de informações. Links de saída são links que levam a outros sites na internet. Você pode criar links para pesquisas, estudos de caso, estatísticas e outros sites de qualidade em seu nicho.
Você também vai querer vincular a outros artigos em seu blog. Isso é conhecido como interligação e ajuda seus leitores a entender melhor seu tópico. Também aumenta as chances de eles ficarem por perto e lerem mais postagens no blog.
Como resultado, sua taxa de rejeição diminui enquanto o tempo de permanência aumenta, o que sinaliza ao Google que seu site é um recurso relevante e de qualidade.
Por exemplo, se você estivesse escrevendo sobre culinária, poderia interligar artigos sobre as 10 melhores panelas para cozinhar.
Instale o plug-in Yoast SEO ou RankMath
Agora vamos deixar uma coisa clara: usar o plugin Yoast SEO não vai melhorar magicamente sua classificação no mecanismo de busca. No entanto, isso ajudará você a garantir que as postagens do seu blog sejam otimizadas para os mecanismos de pesquisa.
O plug-in Yoast SEO serve como uma lista de verificação que lembra todas as etapas que você precisa seguir para garantir que sua postagem no blog seja bem pesquisada e otimizada para os mecanismos de pesquisa. É como um jogo onde o objetivo é deixar o ponto verde.
Pensamentos finais
Escrever posts de blog de alto nível parece assustador, mas basta seguir algumas práticas recomendadas e pesquisar bem seu tópico. Use as dicas deste artigo para melhorar seu jogo de blog e chegar ao topo no Google. Boa sorte!